Título: Mantega satisfeito
Autor: D"angelo, Ana
Fonte: Correio Braziliense, 04/06/2011, Economia, p. 17

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o PIB do segundo trimestre crescerá abaixo do percentual verificado nos primeiros três meses de 2010. ¿Nós moderamos o crescimento do crédito, que está expandindo no primeiro quadrimestre algo como 13%¿, informou ele. Até então, disse, o crédito vinha avançando em torno de 20%. ¿O crédito está crescendo, mas em uma escala menor do que vinha ocorrendo e num patamar desejado pelo governo¿, disse. Ele reafirmou que a adoção de mais medidas macroprudenciais para conter o crédito neste momento está descartada, pois a economia já está em desaceleração.

Mantega afirmou que a expansão no primeiro trimestre ¿reflete uma acomodação da economia brasileira aos ajustes feitos desde o final do ano passado no sentido de moderar o crescimento, porém, de mantê-lo em patamar suficiente para gerar riquezas¿.

Ele destacou as dificuldades enfrentadas por outros países. ¿Nós estamos observando que a economia americana está com dificuldades para se recuperar, a europeia enfrenta diversos problemas e, mesmo nas economias emergentes, a China já dá alguns sinais de desaceleração do seu crescimento¿, disse. Mantega destacou a desaceleração do consumo das famílias, mas fez questão de observar que isso não quer dizer que não esteja havendo crescimento.

Para o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, os números do PIB são ¿bastante bons¿, por refletir medidas adotadas pelo governo sem tirar o país da rota de crescimento no longo prazo. Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, disse estar satisfeito e confiante de que o crescimento do PIB está convergindo para o nível sustentável. Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preferiu lamentar e dizer que torcia para ser surpreendido por uma expansão maior.