Título: Carne vetada
Autor: Hessel, Rosana; Garcia, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 03/06/2011, Economia, p. 15

A Rússia proibiu a importação de carnes e produtos frigoríficos provenientes do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A partir de 15 de junho, itens processados por 89 unidades instaladas nesses estados não serão aceitos no país, o maior importador de proteína animal brasileira. O porta-voz do serviço de Inspeção Sanitária Agrícola russo (Isar), Alexéi Alexéyenko, afirmou que o embargo é um ¿voto de não confiança aos serviços sanitários dessas localidades, que não foram capazes de atender os requerimentos exigidos¿.

A barreira foi erguida 15 dias depois da visita de uma delegação chefiada pelo vice-presidente Michel Temer ao país ocidental, que visava reverter as restrições aos produtos brasileiros e pegou de surpresa os empresários e governo. Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou que as alegações de presença de bactérias e parasitas na carne foram recebidas com estranheza. ¿A notificação chegou sem um relatório técnico das inspeções russas. São alegações destituídas de fundamentos científicos¿, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim.

O frigorífico JBS informou aos acionistas que três unidades foram afetadas pelas restrições. As exportações serão mantidas a partir de oito fábricas instaladas em outros estados. Para Ruth Mazzoni, economista do Banco Standard, os impactos nas exportações brasileiras serão pequenos.