Título: Fraude com ações da Petrobras
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 03/06/2011, Economia, p. 17

Estatal adverte que são falsos os e-mails convocando investidores a comprarem papéis relacionados ao pré-sal. Mensagens contêm vírus

Quem navega na internet deve ficar atento a uma mensagem fraudulenta que está chegando às caixas de e-mails de vários usuários. A mensagem tem o título ¿lotes de ações do pré-sal 2011¿ e alerta sobre a possibilidade de compra de falsos papéis da Petrobras, referentes a exploração de petróleo no litoral brasileiro. Além das informações inverídicas, a mensagem contém um arquivo malicioso anexado, que pode expor dados de quem tentar acessar as informações.

Para alertar usuários, a Petrobras emitiu um comunicado orientando que as pessoas não abram os arquivos contidos na mensagem e prometeu investigar o caso. Em um dia de tombo geral nos mercados acionários, os papéis da empresa caíram na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Ontem, as ações ordinárias (ON) registraram desvalorização de 0,82%, enquanto as preferenciais (PN) apontaram queda de 0,21%.

A maioria dos golpistas costuma se aproveitar de temas que estão em evidência na sociedade para enviar mensagens com conteúdo malicioso. ¿Por isso, é fundamental que as pessoas prestem atenção e tentem verificar antes de abrir qualquer mensagem¿, disse o físico perito em crimes digitais, Wanderson Castilho. Segundo ele, a grande maioria das vítimas não presta atenção e abre informações de seu interesse automaticamente. ¿Temos uma estimativa de ingresso de 10 milhões de pessoas na rede a cada ano. São essas pessoas que acabam caindo com maior frequência nos golpes, já que não possuem familiaridade com as máquinas¿, ressaltou.

Para Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital, a impunidade dos crimes acaba incentivando essa prática na internet.

¿Os mal-intencionados buscam obter vantagem da inocência das pessoas. Quem cria esse tipo de mensagem, além de enganar o usuário, pratica o crime de uso indevido de imagem de uma empresa. Mas, com a atual legislação, é quase impossível rastrear e punir esse tipo de prática¿, explicou.

Peças nacionais Em meio aos e-mails fraudulentos, a estatal prepara uma grande festa para hoje, em Angra dos Reis (RJ), quando será batizada a plataforma P-56, que custou cerca de US$ 1,5 bilhão. De acordo com a estatal, essa é a plataforma com a maior quantidade de peças e equipamentos produzidos no Brasil. A expectativa é de que a nova unidade entre em operação em agosto, extraindo 10 mil barris de petróleo por dia até 2025.