Título: Brasil adota cautela
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 03/06/2011, Mundo, p. 22

A nova cepa da bactéria Escherichia coli não chegou à América do Sul, mas o governo brasileiro acompanha com cautela a expansão dos casos pela Europa. No continente americano, os especialistas investigam três casos suspeitos. Embora as autoridades não estejam alarmadas, uma vez que não há contágio entre humanos, a preocupação se justifica pela alta letalidade da bactéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo controle da qualidade de alimentos e de medicamentos importados pelo Brasil, monitora as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto. Por meio da assessoria de imprensa, a Anvisa informou que, por enquanto, não há intenção de barrar produtos oriundos da União Europeia ¿ a providência foi adotada ontem pela Rússia. O Velho Continente exporta poucas variedades de hortaliças ao Brasil. Uma delas é o pepino em conserva ¿ um dos primeiros focos suspeitos da contaminação.

Industrialização No ano passado, o país importou 30,7t do legume industrializado da Europa, pouco mais do recebido em 2009 (27,3 toneladas). O processo de industrialização, no entanto, elimina a existência da bactéria, encontrada somente in natura. A Anvisa também está atenta às indicações da OMS no que diz respeito à possibilidade de contaminação de outros vegetais produzidos na União Europeia. O acompanhamento também é feito pelo Ministério da Saúde, que analisa quais serão as ações preventivas adotadas por aqui.