Título: Promessas não convencem
Autor: Leite, Larissa ; Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 07/06/2011, Brasil, p. 8

Setores da sociedade civil sinalizam para a necessidade de um acompanhamento urgente da exploração sexual em obras da Copa de 2014 e durante o evento. Um dos dirigentes da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), Francisco Marto de Azevedo, duvida da possibilidade de evitar um aumento dos casos de exploração sexual nesse período. ¿A política pública de proteção ao menor não tem sido prioridade. Temos visto muita dificuldade em acertar minimamente em um estágio preventivo. A área da exploração sexual será um campo minado com o advento da Copa e das Olimpíadas. Nesse sentido, a partir do ano que vem, com o avanço das obras, certamente o aumento vai girar em torno dos 20% a 30%.¿

Apesar de aprovar a criação de projetos de proteção à criança e ao adolescente, o vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ariel de Castro Alves, também dirige críticas aos governantes e à falta de planejamento. ¿Todas as obras têm um estudo de impacto ambiental, mas faltam às grandes o pensamento no impacto social que aquele empreendimento terá¿, destacou. O advogado ressalta ainda a necessidade de estar atento às peculiaridades regionais. ¿É essencial criar programas voltados a cada lugar. Em alguns, a criança ou adolescente se submete à exploração sexual para sobreviver, trocando o corpo por um prato de comida. Em outros, essa situação resulta do envolvimento com drogas, em que a dívida com o tráfico leva à prostituição¿, avalia.

A advogada da organização não governamental Só Direitos, Andreza Smith, acredita que as políticas e os planos nacionais estão no rumo certo. ¿Mas os governos dependem de seus agentes públicos e da adesão da sociedade para a efetivação das ações planejadas. É aí que a operacionalização das políticas não consegue efetividade. Principalmente nos lugares mais distantes do Brasil, como é o caso da Região Norte, com altos índices de ocorrência da exploração sexual.¿ (LL e DA)