Título: Roraima debaixo d'água
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 07/06/2011, Brasil, p. 9

ENCHENTES

Várias localidades de Roraima estão isoladas em virtude das fortes chuvas e das cheias nos rios que cortam o estado, o que fez com que o governador José de Anchieta Júnior (PSDB) decretasse estado de calamidade pública. Milhares de pessoas foram atingidas, tanto em Boa Vista quanto no interior, onde o acesso já está sendo prejudicado e pode faltar alimentos e combustível para a geração de energia elétrica. O Rio Branco, que circunda a capital, já está cerca de 10 metros acima de seu nível normal ¿ um metro a mais que em 1976, quando ocorreu a pior enchente na região.

Ontem, Anchieta Júnior recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff, que pôs o governo federal à disposição de Roraima. ¿Nossa preocupação é com o interior, especialmente no fornecimento de combustível para o abastecimento das usinas termoelétricas que geram energia¿, afirmou o governador. ¿Vamos procurar ajuda em vários ministérios para evitar que a situação se agrave¿, acrescentou o tucano, ressaltando que alguns bairros de Boa Vista, principalmente próximos ao rio, estão embaixo d¿água.

Outra preocupação é com a possibilidade de rompimento da rodovia BR-174, que liga Roraima ao Amazonas. A estrada, segundo o governo local, apresenta erosões ao longo de seu curso e problemas no asfalto na altura do município de Caracaraí, no sul do estado.

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fazem inspeções de emergência diariamente para verificar a extensão dos riscos. Além disso, técnicos do governo local determinaram a interdição total de uma ponte localizada ao longo da BR-174, temendo que ela desabe. A estrutura foi alvo de reformas recentes.

Isolamento O município de Caracaraí, no Baixo Rio Branco é um dos mais afetados e, até ontem, estava isolado. A situação se repete em outras oito cidades da região e em pelo menos 15 comunidades. ¿Vamos procurar o Ministério da Defesa para pedir a ajuda das Forças Armadas a fim de evitar o isolamento de algumas cidades e comunidades¿, afirmou Anchieta Júnior, que também vai solicitar a doação de alimentos à Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). ¿Além disso, mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros.¿