Título: A saga por um passaporte
Autor: Calcagno, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 07/06/2011, Cidades, p. 28

Na expectativa de emitir, com rapidez e facilidade, um passaporte para viajar nas férias, muitos brasilienses estão se frustrando. Nos postos do Na Hora, é preciso agendar o serviço e, não raro, a demora para o primeiro atendimento é de até três meses. Pior: quando há queda no sistema, é preciso reagendar o encontro. A instituição recomenda que o cliente chegue com antecedência no dia marcado, mas atrasa, quase sempre, mais de uma hora para recebê-lo. De acordo com o gerente de atendimento do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, Waldeci Barbosa, o problema é resultado de um aumento de 100% na demanda em relação ao ano passado, devido à baixa do dólar, e de um sistema de registro on-line falho, que cai com frequência.

Segundo ele, em 2010, o posto do Na Hora da Rodoviária atendia de 250 a 300 pessoas por dia. Neste ano, a procura dobrou, com 600 atendimentos diários. ¿Com esse volume de pedidos e os problemas com o sistema da Polícia Federal, com frequência somos obrigados a reagendar atendimentos. Isso virou uma bola de neve. Mas a expectativa é de melhoras. O sistema passou por melhorias e até julho, quando termina o período de férias, a procura também deve diminuir¿, justifica.

Na unidade da Rodoviária do Plano Piloto, na manhã de ontem, e encontrou a sala de espera lotada. Todos os presentes com senhas para passaporte reclamavam da longa espera. O coordenador de estatística Gustavo Lima, 27 anos, foi ao posto de atendimento em horário de serviço, na semana passada, para entrar com a documentação e pedir o passaporte. Mesmo sendo pontual, teve que voltar novamente ontem porque o sistema estava fora do ar. ¿Quando agendei a visita pela internet, marcaram meu horário para um mês depois. Quando cheguei, descobri que só conseguiria entrar com a documentação uma semana depois. Minha sorte é que agendei tudo com antecedência¿, reclama.

Cansaço A fisioterapeuta Daniele Alvarenga, 22 anos, não encontrou problemas na hora de marcar a consulta, mas teve que esperar sentada para entrar com a documentação. Como já tinha sido alertada da demora no atendimento, cancelou parte dos compromissos do dia para retirar o passaporte e garantir a viagem ao exterior. ¿Estava marcado para as 13h30. Eu cheguei na hora, não quis vir antes. Só fui atendida às 15h. Mesmo estando preparada, é cansativo ficar esperando. Se demorasse mais, teria que ir embora para atender meus pacientes. Na teoria, o serviço deveria ser feito na hora¿, ironiza.

O atendimento da bancária Ana Tereza Rocha, 33 anos, foi ainda pior. Demorou mais de 3h. Ela chegou adiantada, acreditando que agilizaria o processo de atendimento, Não foi o que aconteceu. ¿Quando a gente agenda, marca dia e hora para ser atendido e chega com antecedência, o que esperamos em contrapartida é a pontualidade¿, indigna-se. O empresário Amuar Elias, 45, também tem do que reclamar. Embora não tenha tido problemas na hora de buscar o passaporte renovado, o agendamento e a entrada ¿demoraram muito¿. ¿Só tinha horário dois meses depois e eles ainda demoraram uma hora a mais para me atender. Eu me programei. Esperava rapidez¿, diz.

Crescimento nacional Segundo dados da Polícia Federal, a procura dos brasileiros por passaporte tem crescido expressivamente ano a ano. No período de janeiro a março de 2011, 19.680 pessoas obtiveram o documento. Em 2010, no mesmo intervalo, foram 13.381. E em 2009, a procura foi de 9.545.