Título: A primeira queda
Autor: Rothenburg, Denise ; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 08/06/2011, Política, p. 2

Não é a primeira vez que Antonio Palocci perde um cargo no primeiro escalão do governo federal. Em 27 de março de 2006, quando ainda era ministro da Fazenda na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi demitido pelo presidente em meio ao escândalo conhecido como a quebra do sigilo bancário de um caseiro.

O desgaste público de Palocci durou 13 dias, quando em 14 de março, o caseiro Francenildo Santos Costa acusou o então ministro de frequentar uma mansão no Lago Sul que serviria de ponto de encontro de lobistas. Em depoimento à CPI dos Bingos no Congresso, dois dias depois da entrevista, Francenildo confirmou a versão. No dia seguinte, um extrato bancário mostrou que Francenildo recebeu R$ 38 mil em sua conta da Caixa Econômica.

Integrantes do governo insinuaram, então, que a oposição teria ¿comprado¿ o caseiro, e vice-versa. Quatro dias depois, servidores da Caixa confirmaram à Polícia Federal que receberam ordens para quebrar o sigilo do caseiro. Para a PF, eles agiram em nome do então presidente da CEF, Jorge Mattoso. Em 27 de março, porém, Palocci é demitido por Lula depois que Mattoso afirma à PF ter entregue um extrato da conta de Francenildo ao ministro.