Título: Sem abalos econômicos
Autor: Rothenburg, Denise ; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 08/06/2011, Política, p. 2

Na opinião de especialistas, a demissão de Antonio Palocci não terá impactos na economia do país. Segundo Cláudio Considera, professor do Instituto de Finanças da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda entre 1999 e 2002, a saída do agora ex-ministro Antonio Palocci tem implicações ¿mais políticas do que econômicas¿. O economista, no entanto, avaliou que a crise atual é reflexo de uma disputa interna do PT relacionada à condução da política econômica. ¿O país está com uma série de problemas que têm a ver com a inflação. Deve haver problemas políticos associados a isso¿, comentou.

¿Palocci funcionava como uma espécie de eminência parda no governo¿, acrescenta o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Reynaldo Gonçalves. Ele acredita que o ex-ministro funcionava como uma espécie de interlocutor para manter a influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o atual governo. ¿Quem deve estar preocupado agora é o Lula, que vai ter que arranjar um substituto.¿

Liderança Já o cientista político Eurico de Lima Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), avalia que a substituição do ministro mais influente do Executivo reafirma a liderança política da presidente Dilma Rousseff. ¿De maneira muito mais rápida e pronta que o ex-presidente Lula, Dilma, em vez de continuar querendo blindar (Palocci) e postergar a decisão, procurou uma decisão mais rápida para a questão¿, ponderou. ¿A questão Palocci estava trazendo instabilidade e expectativas não resolvidas¿, concluiu.