Título: 74 corpos vão ficar no oceano
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 08/06/2011, Brasil, p. 8

O Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês) informou ontem que 74 corpos de vítimas do acidente do voo 447 da Air France não serão retirados do mar. A agência enviou nota às famílias das vítimas, dizendo que ¿foram resgatados todos os corpos enquadrados nos critérios definidos e verificados pelas equipes de legistas¿. Juízes franceses haviam determinado que apenas os restos mortais que ¿pudessem ser entregues decentemente às famílias¿ seriam resgatados.

O presidente da Associação de Vítimas Brasileiras do Voo AF447, Nelson Marinho, afirmou que o anúncio não foi bem-recebido pelas famílias, que terão o sofrimento ainda mais prolongado. ¿Todos os familiares estão ansiosos. De novo, é uma decepção em torno desse processo. Agora, todos ficarão se questionando se o seu familiar foi deixado no mar ou não. É uma injustiça, porque é a família que tem que decidir o que fazer com os corpos¿, protestou Marinho, que perdeu um filho no acidente.

Segundo Nelson Marinho, a decisão de manter 74 corpos no mar foi arbitrária, um vez que os primeiros restos mortais resgatados não estavam em boas condições. Ainda de acordo com o presidente da associação, nenhuma comunicação relativa à identificação dos 104 corpos resgatados recentemente foi feita às famílias. Marinho pede, há dois meses, uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para a resolução de problemas relativos ao caso.

O navio Ile de Sein, que fazia o resgate, deixou o local do acidente ¿ a cerca de 1.100km da costa brasileira ¿ no último dia 3, com destino às Ilhas Canárias, na Espanha. O navio deve chegar ao destino amanhã, onde a equipe de buscas será desmobilizada. Os corpos serão transferidos para o Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar francesa, onde será feito o processo de identificação. A transferência à França do material genético dos parentes brasileiros será realizada pela Interpol.

O acidente, ocorrido em maio de 2009, envolveu uma aeronave que fazia o trecho Rio de Janeiro-Paris e matou as 228 pessoas a bordo. Logo após a tragédia, 50 corpos encontrados flutuando foram retirados do mar ¿ 20 deles, de brasileiros. Na fase atual de buscas, outros 104 restos mortais foram resgatados, elevando para 154 o total de cadáveres tirados do oceano. Um relatório parcial sobre as causas do acidente deverá ser divulgado no fim de julho, segundo o BEA. O documento definitivo, com recomendações de segurança, será publicado em 2012.