Título: Pasta com atribuições diferentes
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2011, Política, p. 4

Sob a batuta de Gleisi Hoffmann, a Casa Civil ganhará o perfil característico dos últimos anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A queda de Antonio Palocci repetiu o mesmo erro cometido pelo ex-presidente nos primeiros anos de mandato: tentar colocar sob o mesmo guarda-chuvas a articulação política com o Congresso Nacional e aliados com a coordenação das atividades dos ministérios. Assim como há dois anos, a briga por cargos e insatisfações pela falta de acesso direto à presidente acabou respingando em Palocci ¿ antes fora em José Dirceu.

Para contornar a crise, Gleisi não ficará mais responsável por negociar emendas, cargos e posicionamentos do governo no Congresso. A atribuição voltará a ser exclusivamente da Secretaria de Relações Institucionais, com a colaboração da Vice-Presidência da República. A senadora paranaense ficará com a responsabilidade de tocar o dia a dia de programas de governo, além de decretos, medidas provisórias e outras ações da Presidência da República. Atribuições da pasta na Era Lula, como o Programa de Aceleração do Crescimento e o Minha Casa, Minha Vida permanecerão sob responsabilidade das pastas do Planejamento e de Cidades, respectivamente.

O que mudou Gestão Palocci

Atribuições » Alçado ao posto de superministro, Antonio Palocci acumulou as funções de articulação política e de gerência dos principais projetos do governo. Para não sobrecarregar a pasta, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida foram transferidos para as pastas do Planejamento e de Cidades, respectivamente.

Resultado » Mesmo sem ter de comandar o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, ao tentar conciliar a articulação política e trâmites administrativos do governo federal, o ministro acabou sobrecarregado e a pasta virou alvo preferencial da oposição e de setores descontentes da própria base governista.

Após a saída do ministro Atribuições » Com a entrada de Gleisi Hoffmann, a Casa Civil não terá mais sob o seu guarda-chuva a articulação política. A senadora ficará responsável por coordenar as pastas da Esplanada, decretos e medidas provisórias. Programas preferenciais do governo, PAC e Minha Casa, Minha Vida permanecerão sob a alçada das pastas do Planejamento e de Cidades.

Resultado » A presidente, Dilma Rousseff, decidiu compartilhar com a Secretaria de Relações Institucionais a articulação política do governo e deve ampliar o espaço de atuação do vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP). O atual ministro, Luiz Sérgio, também será substituído.