Título: Gleisi faz intensivo para a nova função
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2011, Política, p. 4

Um dia após tomar posse como ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann não conseguiu levar os filhos João Augusto, 9 anos, e Gabriela Sofia, 5 anos, à escola. Bem cedo, por volta das 8h, deixou a casa no Lago Sul, onde alguns carros de reportagem tentavam registrar o início da nova rotina da paranaense, com destino ao Palácio do Planalto. A partir de agora, os contatos esporádicos com a presidente Dilma Rousseff ¿ da época em que Gleisi atuava no Senado ¿ serão transformados em reuniões diárias para despachos sobre os principais assuntos do Poder Executivo.

Logo que chegou ao gabinete, a ministra teve uma rápida conversa com os funcionários da Casa Civil. Por enquanto, toda a equipe de Antonio Palocci está mantida. Gleisi Hoffmann só deve tratar de substituições na pasta a partir da próxima semana. A tendência é que somente uma parte das pessoas que trabalhavam com ela no Senado seja transferida para o Planalto.

A petista não teve muito tempo para ficar no gabinete pela manhã. Por volta das 10h, já tinha sido chamada ao 3º andar, onde fica a sala da presidente. Antes de sair para o encontro oficial com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, Dilma Rousseff falou com Gleisi sobre a agenda do dia e sobre as pendências mais importantes do governo no Congresso. Em seguida, a ministra-chefe foi convidada para participar da reunião com o peruano.

Os compromissos pela manhã foram muito rápidos porque Dilma estava com viagem marcada para Blumenau (SC), onde participou de uma solenidade de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Somente perto da hora do almoço, Gleisi começou a organizar o gabinete, praticamente vazio após a saída de Palocci.

Gleisi chamou assessores mais próximos para almoçar no local. Vegetariana, ela comeu arroz, feijão, salada, omelete e banana empanada. Depois, pediu que alguns objetos do gabinete no Senado fossem levadas ao Planalto, incluindo fotos da família. Com as atribulações naturais das mudanças, sobrou para o marido dela, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Durante o dia, ele brincou com a ministra que não estava recebendo atenção.

Sem agenda oficial No primeiro dia de trabalho, Gleisi Hoffmann, repetindo a época de Antonio Palocci, não teve a agenda oficial divulgada. De acordo com assessores do Planalto, os próximos dias devem ser de reuniões internas, para que ela fique totalmente inteirada sobre as funções da Casa Civil. Ela também deve gastar um tempo com a mudança e a organização do gabinete. Os funcionários do quadro atual da Casa Civil ainda devem ficar mais um tempo na expectativa sobre a saída ou não do órgão.

Ainda segundo informações do Planalto, Gleisi deve receber informações dos projetos em andamento da própria presidente Dilma Rousseff. Ontem, a ministra também conversou com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e com o secretário-executivo da Casa Civil, Beto Ferreira Martins Vasconcelos.

Site atualizado A página eletrônica da Casa Civil atualizou ontem as informações sobre a nova chefe da pasta. No menu esquerdo do site, agora, há a opção "ministra", que traz o perfil e a foto de Gleisi Hoffmann. O texto conta o início da trajetória política da paranaense até as eleições de 2010, que transformaram Gleisi na primeira mulher a representar o Paraná no Senado.