Título: Descanso no litoral
Autor: Abreu, Diego ; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2011, Política, p. 5

São Paulo e Brasília ¿ Ao lado dos advogados Luiz Eduardo Greenhalgh e Fábio Antinoro, Battisti pegou o primeiro voo do dia de Brasília para São Paulo, em avião comercial. Ele chegou ao aeroporto de Congonhas, na manhã de ontem, e foi levado para o escritório do ex-deputado petista Greenhalgh, um de seus defensores na esfera jurídica. "Battisti está sob a nossa responsabilidade em São Paulo. Ele está avaliando conosco em qual cidade brasileira irá morar daqui para frente", disse Antinoro. "Ele está debilitado, mas passa bem. Ainda vai ser examinado por um médico particular", completou.

Battisti teria sido levado para a casa de um amigo para evitar contato com os jornalistas. Ele pediu a Greenhalgh para ficar na casa de praia de um italiano, no Guarujá, onde estaria desde a tarde de ontem. O ex-ativista ainda pediu para telefonar para amigos e parentes que moram no Chile e na Itália e, no fim da tarde, dormiu, já que passou a noite anterior acordado.

Segundo pessoas que estiveram próximas de Battisti, ele estava tenso e eufórico com a liberdade. Mas ainda se mostrava apreensivo por conta do anúncio feito pelo governo italiano, que vai recorrer em tribunais internacionais. No fim de semana, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), amigo do ex-ativista, vai fazer uma visita a Battisti no Guarujá. "Ele precisa descansar e não pode ser importunado", disse o parlamentar.

O principal plano de Battisti depois de ter ganhado liberdade é retomar a carreira de escritor. Ele já adiantou grande parte das anotações na Papuda, onde esteve preso por quatro anos, e pretende publicar um livro sobre o período em que esteve na prisão e outro sobre sua história política como ativista de esquerda na década de 1970. (DA e Ullisses Campbell)