Título: Denúncias em Brasília
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2011, Brasil, p. 7
O Correio Braziliense denunciou em 2008 situações de constrangimento, humilhações e abusos que teriam sido vividas por militares em casas de generais das Forças Armadas onde prestavam serviço. Embora sejam cozinheiros e copeiros, eles desempenhavam ações de conservação doméstica, como a limpeza do chão e dos vaso sanitário, e a ida a supermercados para compras.
O grupo relatou ao jornal e a um procurador militar as situações a que foi submetido. Todos trabalhavam nos blocos G e H da 102 Norte, uma quadra nobre de Brasília onde estão concentrados os apartamentos funcionais dos generais. Os militares mostraram fotografias em que apareciam fazendo tarefas domésticas e ressaltaram que sofriam constantes ameaças de punições.
Outro problema destacado foi o atraso nas promoções. À época, o Centro de Comunicação Social do Exército afirmou que os taifeiros tinham os encargos previstos na legislação e nas instruções gerais para organização, habilitação e promoção dessa qualificação militar. Informaram ainda que as atividades estavam previstas nas normas e que estavam concentradas em tarefas inerentes à cozinha. (AR)