Título: Cinzas atingem o Sul do Brasil
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2011, Mundo, p. 15

As cinzas do vulcão chileno Puyehue, em erupção desde o último sábado, voltaram a provocar transtornos ontem em todo o Cone Sul e chegaram ao Brasil. Às 20h30, um comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB) dava conta de que a nuvem de cinza vulcânica forçou o fechamento do Aeroporto de Bagé e levou à expedição de aviso de restrição aos pilotos (Notam). A medida tem por finalidade divulgar antecipadamente a informação aeronáutica de interesse direto e imediato para a segurança aérea.

Segundo a FAB, a camada de nuvem está a 1,5 mil metros do solo e atinge o teto de 7,5 mil metros. As previsões indicavam que as cinzas poderiam atingir Porto Alegre no fim da noite de ontem, caso as condições meteorológicas fossem mantidas. A evolução do fenômeno é acompanhada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a partir de informações recebidas do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (VAAC) ¿ o instituto responsável pelo monitoramento da situação na região. O CGNA tem coordenado o tráfego aéreo, de modo que os aviões evitem voar pelas áreas afetadas.

Em Buenos Aires, os 300 voos ¿ domésticos e internacionais dos aeroportos Ezeiza e Aeroparque ¿ tiveram que ser cancelados. A nuvem vulcânica também atingiu o Uruguai e provocou a suspensão da maioria dos voos do aeroporto internacional de Montevidéu. Antes mesmo da chegada da nuvem de cinzas ao Brasil, os passageiros brasileiros já tinham sido atingidos pelo novo caos aéreo: pelo menos 20 voos que tinham Buenos Aires como procedência ou destino não decolaram. Voos entre cidades brasileiras e Montevidéu, Punta del Este, Santiago e Assunção também foram prejudicados.

À noite, a Gol divulgou nota informando o cancelamento de todos os voos da empresa para o Rio Grande do Sul em razão da nuvem de cinzas. Entre 21h de ontem e 10h de hoje, a TAM também suspendeu os voos com origem e destino em Porto Alegre. As viagens para os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu também estão canceladas até meio-dia de hoje. Em seu site, a companhia disponibilizou números de telefone para que os clientes se informem sobre a situação, sujeita a rápidas mudanças.

Uma reunião de ministros de Economia da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) marcada para hoje, na capital argentina, foi adiada por tempo indeterminado, em decorrência do cancelamento dos voos. Ainda de manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que não viajaria mais. O presidente uruguaio, José Mujica, também cancelou a viagem a Buenos Aires.

Buenos Aires De acordo com uma fonte da empresa Aeropuertos 2000, que opera os dois terminais de Buenos Aires ¿ os mais movimentados do país ¿, uma nuvem de cinzas pairava ontem no céu da capital argentina. "A nuvem está a 9 mil metros de altura e os aviões voam a uma altura média de 10 mil metros", disse. Nas ruas da capital argentina era possível observar partículas de cinzas sobre os automóveis estacionados. As cidades turísticas de Bariloche e de Villa Angostura ¿ que fica a 40km do vulcão chileno ¿ são as mais afetadas. Os aeroportos da Patagônia estão fechados desde que o vulcão Puyehue entrou em atividade.

No Chile, especialistas avaliaram ontem que a erupção do vulcão mostrava uma tendência à estabilidade. O último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sergageomin) advertia, de qualquer forma, que "o processo eruptivo continua e é possível que volte a apresentar um aumento com episódios similares aos já ocorridos ou superiores em intensidade".