Título: Ação contra o suplente
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 11/06/2011, Política, p. 5

O suplente de senador Sérgio de Souza (PMDB-PR), que assume o cargo da ministra Gleisi Hoffmann no Senado a partir da próxima terça-feira, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná à Justiça por participar de uma licitação forjada, para ¿aparentar legalidade¿, num pequeno município paranaense: Ariranha do Ivaí. O MP moveu uma ação civil pública contra o então prefeito da cidade, Sílvio Gabriel Petrassi (PMDB), servidores públicos da prefeitura e dezenas de empresas contratadas pelo município de forma ilegal, segundo a denúncia, entre elas o escritório de advocacia do novo parlamentar.

O escritório Sérgio de Souza e Advogados Associados tem contratos com pelo menos oito cidades do interior do Paraná. Por prospectar negócios com municípios que têm interesses em recursos do governo estadual, o advogado ¿ prestes a se tornar senador da República ¿ foi exonerado do cargo de assessor da Vice-Governadoria do Paraná, em 2004, apenas um ano depois de ter assumido a função comissionada. O então governador do estado, Roberto Requião (PMDB), assinou a exoneração. Sérgio e Requião serão colegas de Senado e sentarão lado a lado em plenário a partir de terça.

Ariranha do Avaí tem 3 mil habitantes. Em 2005 e 2006, as licitações do município eram forjadas ¿do edital às propostas¿, conforme a ação do MP. Uma investigação da polícia mostrou que as propostas das empresas eram confeccionadas nos computadores do Departamento de Compras e Licitações. ¿Havia carimbos de algumas empresas naquele departamento. Não pairam dúvidas quanto aos atos de improbidade administrativa praticados por Sérgio de Souza¿, cita o MP na ação, movida em 10 de agosto de 2010. O processo tramita na Comarca de Ivaiporã, cidade do senador.