Título: A volta por cima
Autor: Rizzo, Alana ; Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2011, Política, p. 2

Sete Lagoas (MG) %u2013 Apontado entre os municípios envolvidos em irregularidades no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), em auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2009, a prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais, conseguiu reverter as irregularidades e atrair os jovens. Com a sala cheia, a orientadora social do Centro de Referência de Assistência Social I (Cras), no Bairro JK, Nilia Paiva Macedo, dedica três horas por dia aos jovens do programa, divididos em duas turmas. Com ela, trabalha um técnico responsável pelas aulas de computação oferecidas uma vez por semana, no Centro de Tecnologia Vocacional (CTV). %u201CVamos começar hoje a restaurar a quadra do bairro%u201D, diz Nilia aos alunos.

Para Taís Cristina Teixeira, de 17 anos, participar das atividades %u201Cé muito melhor%u201D do que ficar em casa assistindo televisão ou na rua. As aulas de esporte, os passeios nos parques e nos museus são as atividades que mais atraem os adolescentes. %u201CNós conhecemos história da nossa cidade, temos aulas de capoeira, acesso à internet e até fiz um curso de audiovisual em Belo Horizonte, por meio do Projovem. Prefiro tudo isso do que ficar na rua%u201D, garante Bárbara Andressa Almeida Santos, de 17 anos, inscrita no Cras 2 de Sete Lagoas, que não falta um dia de curso.

Para o professor do departamento de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Henrique Nogueira, um dos problemas para a execução do programa é o caráter emergencial, com data para começar e para terminar. Ele ainda observa que os jovens não querem viver uma experiência que não garanta uma entrada direta no mercado de trabalho, apesar dos cursos de profissionalização. %u201CSão meninos que já têm um histórico escolar difícil. É uma inclusão subalterna%u201D, diz. Por outro lado, acrescenta o educador, o Projovem tem a sua importância. Ele não acredita que o programa, sem uma estruturação nas escolas, vá resolver o problema para qual ele foi criado. Entretanto, ressalta, %u201Cse nada fosse feito, eses jovens não teriam nenhuma oportunidade, mesmo que ela seja pequena%u201D. (AM)