Título: Criado há seis anos
Autor: Rizzo, Alana ; Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2011, Política, p. 2

Implantado em 2005 como componente da Política Nacional da Juventude do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Projovem é um programa de inclusão social destinado a pessoas de 18 a 24 anos, que chegaram a ser alfabetizadas, mas não concluíram o ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. O objetivo é recolocar os jovens na escola para a conclusão do ensino básico e qualificá-los para que possam entrar no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano e exercício da cidadania.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e tem parceria com os ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Durante um ano, os jovens participantes recebem auxílio financeiro de R$ 100 por mês enquanto participam de atividades de formação em áreas profissionais pré-determinadas pela administração local, de acordo com as necessidades do mercado na região. Os participantes também têm aulas de inglês e informática.

Atualmente, o Projovem atua sobre quatro vertentes: Projovem Adolescente, que tem foco em jovens de 15 a 17 anos para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino; o ProJovem Urbano, voltado à formação integral dos participantes, com qualificação profissional e participação em ações promovidas nas comunidades; o ProJovem Campo, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares; e o ProJovem Trabalhador, que visa a preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.