Título: Muita experiência no setor público
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 14/06/2011, Política, p. 7

Os novos ministros ainda não tiveram tempo para colocar os gabinetes em ordem, mas já participam hoje à tarde de sessões das turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O mineiro Sebastião Reis, graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em direito público pela PUC/MG, vai integrar a 6ª Turma, responsável por julgar processos previdenciários e penais. Reis carrega para o cargo a experiência que acumulou na carreira como advogado da Eletronorte. Ele também foi chefe do Departamento Jurídico da Radiobrás, consultor do Ministério da Integração Nacional e coordenador-geral da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Já o paulista Antônio Carlos Ferreira terá cadeira na 4ª Turma do STJ, competente para analisar questões de direito privado. Ele chegou ao tribunal credenciado pela atuação na Caixa Econômica Federal, onde foi advogado de carreira por mais de 25 anos. Na instituição, Ferreira exerceu a função de diretor jurídico e, mais recentemente, de presidente do Conselho da Escola de Advocacia da Caixa. O magistrado é bacharel em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e cursa atualmente mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Também nascido em São Paulo, Villas Boas Cuêva atuará na 3ª Turma, responsável por temas do direito privado, área em que tem vasta atuação. Além de ter sido integrante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ele já exerceu a função de procurador do Estado de São Paulo e da Fazenda Nacional. Cuêva é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em direito tributário por Harvard.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, avalia que a chegada dos ministros levará celeridade ao tribunal, já que a maior parte das seis turmas do STJ voltará a contar com a sua composição completa de cinco ministros. "Todos os três ministros nomeados têm plenas condições de assumir esse cargo. É a advocacia que chega aos tribunais para trazer o drama humano e sua experiência para enriquecimento cada vez maior dos tribunais. Não tenho nenhuma dúvida de que todos farão bonito e vão respeitar a nossa tradição da advocacia e, sobretudo, a Constituição Federal", destacou Ophir.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes elogiou o perfil dos ministros. "São nomes altamente qualificados, todos com currículos ricos, com experiência na advocacia e também na vida pública. Creio que darão uma grande contribuição para o STJ", afirmou. (DA)