Título: Ministros empossados no STJ
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 14/06/2011, Política, p. 7
Em solenidade prestigiada por autoridades de todos os poderes, os três juristas nomeados em maio pela presidente Dilma Rousseff tomaram posse ontem à tarde como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sebastião Reis Júnior, de 46 anos, passa a ser o magistrado mais novo da Corte. Ele substitui o ministro Humberto Gomes de Barros, aposentado em julho de 2008. Os novos ministros chegam ao STJ depois do mais longo período de cadeiras vagas destinadas à advocacia. Um dos cargos estava desocupado desde setembro de 2007, quando Antônio de Pádua Ribeiro se aposentou. Em seu lugar, foi empossado Antônio Carlos Ferreira, 54. Também assumiu o cargo ontem o ministro Ricardo Villas Boas Cuêva, 48 anos, que agora ocupa a vaga aberta em abril do ano passado por Nilson Naves.
Todos carregam vasta experiência acumulada na advocacia pública e privada. Durante a cerimônia, nenhum deles discursou, uma vez que o protocolo do STJ não prevê pronunciamento em posses. Depois de fazerem o juramento, já com as tradicionais togas de ministro, os magistrados assinaram o termo de posse. O presidente do STJ, Ari Pargendler, elogiou o perfil dos novos colegas. "Os três têm currículos invejáveis. Tenho certeza de que darão uma grande contribuição à Justiça brasileira", afirmou.
Além dos mil convidados presentes ao plenário do STJ, a solenidade foi transmitida em telões instalados na sede do tribunal. O vice-presidente da República, Michel Temer, representou a presidente Dilma Rousseff. Também prestigiaram a posse o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; além do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.