Título: Faixa maior de doadores
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 15/06/2011, Brasil, p. 7

Mesmo com a restrição à doação de sangue por homens homossexuais no período de 12 meses após a relação sexual, a nova legislação, de acordo com o ministro Alexandre Padilha, visa a melhorar o atendimento aos voluntários para a coleta. "É um salto importante e reforça as medidas de proteção a quem vai doar, que será bem tratado e acolhido. Estamos ampliando também a proteção de quem vai receber o sangue, tornando mais claras as regras", disse.

Além de dispor sobre as normas de segurança, as novas regras editadas pelo Ministério da Saúde ampliam em quatro anos a faixa etária de doadores (veja quadro). Agora, adolescentes de 16 e 17 anos autorizados pelos pais e idosos de 66 e 67 anos podem doar sangue. A decisão de ampliar a faixa, segundo o órgão, tem o objetivo de aumentar o número de voluntários e segue a tendência de crescimento da expectativa de vida dos brasileiros.

Meta Espera-se que a quantidade de sangue doado no país ¿ atualmente são 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano ¿ cresça para chegar ao parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a marca de cerca de 5,7 milhões. A meta anunciada no lançamento da Campanha Nacional para Doação de Sangue é atingir, em 2012, a marca de 4 milhões de voluntários, o equivalente a cerca de 2,1% dos brasileiros. Segundo a OMS, é preciso que entre 1,5% e 3% da população doe sangue regularmente para manter os estoques. O índice do Brasil é de 1,9%, mas a demanda por sangue vem crescendo devido, por exemplo, ao aumento de transplantes de órgãos. A previsão é de que, com as ampliações, aproximadamente 14 milhões de pessoas sejam incentivadas a doar.(AES)