Título: Ação contra Bolsonaro
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2011, Política, p. 10

Em uma sessão rápida e protocolar, o Conselho de Ética da Câmara instaurou ontem o processo disciplinar para analisar se o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) feriu o decoro parlamentar durante a discussão com a senadora Marinor Brito (PSol-PA) no mês passado. A representação contra o parlamentar foi apresentada pelo PSol, alegando que ele se exaltou e ofendeu a senadora durante as discussões sobre a criminalização da homofobia. O relator do caso, Sérgio Brito (PSC-BA), disse que vai avaliar as acusações até o dia 29. "Serei rápido. Até porque neste primeiro momento, só analiso se a investigação deve ou não prosseguir", afirma.

Bolsonaro não é radical apenas nas opiniões. Depois que o processo foi aberto, disse aos integrantes do colegiado que não lhe interessa sofrer penas alternativas, como a censura pública ¿ incluída recentemente no regimento do conselho como uma das possíveis sanções. "Se acharem que feri o decoro, que peçam a minha cassação e mandem meu caso para o plenário. Do contrário, que enterrem essa polêmica de vez", disse.

Nos próximos dias, o relator vai apresentar voto sobre a admissibilidade da representação. Uma vez aceita a denúncia, o parlamentar terá prazo de 10 dias para se defender. "Minha defesa será o ataque. Vou mostrar as irregularidades que envolvem o governo e as ações a favor do homossexualismo. No caso específico da senadora, não temo nada, pois ela me chamou de homofóbico e assassino no dia da discussão. Nem por isso representei contra ela", diz ele.