Título: Em busca de um acordo
Autor: Pariz, Tiago ; Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 17/06/2011, Política, p. 2
Após o desgaste provocado pelo recuo na discussão da lei de acesso à informação, o governo tenta negociar o texto final com a base aliada. O Planalto tem interesse em votar o projeto ainda neste semestre, mas acredita que dependerá de um acordo e de uma revisão no conteúdo, especialmente nos itens referentes ao prazo do segredo e ao grupo responsável pela classificação dos dados.
Titular da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) e ex-presidente da República, o senador Fernando Collor (PTB-AL) defendeu ontem a manutenção do sigilo a documentos históricos. ¿Esta não é uma questão pessoal, não é uma questão de governo, é uma questão de Estado¿, afirmou. O parlamentar alagoano disse que tentou negociar com o governo as mudanças no projeto, mesmo depois de a proposta ter sido aprovada por duas comissões do Senado e pelo plenário da Câmara.
O vice-presidente Michel Temer também defendeu a manutenção do sigilo eterno de documentos classificados como ultrassecretos e a liberação de outros atos após um prazo determinado. (AR)