Título: ... José Rainha preso
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 17/06/2011, Brasil, p. 8

São Paulo ¿ A Polícia Federal (PF) prendeu ontem, no Pontal do Paranapanema (SP), José Rainha Júnior, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Ele é acusado de desviar verbas públicas destinadas a assentamentos e movimentos sociais. Segundo o Ministério Público Federal, Rainha comanda um grupo responsável por adulterar notas fiscais para desviar dinheiro do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ontem, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, lamentou o fato e disse estar preocupado. "A prisão de Rainha tumultua o processo de reforma agrária e a relação com os movimentos."

É a quarta vez que Rainha é preso desde que entrou no MST, no início da década de 1990. A primeira detenção ocorreu em 1993, quando ele foi acusado de participar das mortes de um fazendeiro e de um policial militar, em 1989, em Pedro Canário, no Espírito Santo, onde Rainha morava.

O líder do MST foi libertado para responder ao processo em liberdade e se mudou para São Paulo. Levado a júri pelo crime, foi condenado a 26 anos de prisão, mas recorreu e, no segundo julgamento, foi absolvido. As outras condenações são relacionadas à militância no MST.

Na operação de ontem, também foram presos o superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires da Silva, e pelo menos dois coordenadores regionais do órgão. A operação cumpriu 10 mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva e 13 mandados de busca e apreensão em cidades paulistas. A PF procura mais quatro líderes da região acusados de participação no esquema.