Título: FHC e Lula, uma guerra particular
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 18/06/2011, Política, p. 8

Há três semanas, durante conversa com jornalistas a mais de 9.000km de distância de Brasília, na sede da embaixada brasileira em Haia, o ministro-conselheiro Carlos Alberto Asfora exaltou: "Os últimos 16 anos foram positivos para o Brasil no cenário internacional. Isso por causa das administrações de Fernando Henrique Cardoso e de Lula", disse o homem, um apaixonado pela história política brasileira.

As referências aos dois ex-presidentes são mais do que traquejos do veterano diplomata. É preciso distanciamento e perspectiva histórica ¿ sei, perspectiva histórica é uma péssima expressão ¿ para elogiar Lula e Fernando Henrique numa mesma frase. A depender da plateia, é até um ato de coragem comparar, ou até mesmo colocar num mesmo saco, o tucano e o petista. Mas, perdoem-me, eles, Lula e FHC, sempre estarão lá: no mesmo saco, em confronto direto, como gatos.

Por mais que Fernando Henrique e Lula tentem se diferenciar ¿ e os ex-eleitores de um e de outro queiram reforçar as divergências de personalidades e estilos ¿ eles acabam se comparando. É inexorável. O mais recente episódio desse confronto foi publicado ontem pelo Correio. Trata-se da entrevista de Fernando Henrique aos repórteres Denise Rothenburg e Ullisses Campbell.

O ex-presidente tucano foi procurado para falar sobre os 80 anos, comemorados hoje. Ao longo da entrevista ¿ caso não tenha lido, acesse o correiobraziliense.com.br ¿, Fernando Henrique não fugiu dos temas, falou sobre o que lhe foi perguntado: administração do PSDB, Dilma, drogas, namoro. É uma entrevista para ser lida do início ao fim. O negócio é que FHC também falou de Lula. E falou mal.

Ao ser questionado se estava magoado por não ter recebido uma ligação de Lula sobre a passagem dos 80 anos, o ex-presidente atacou: "Não estou magoado. Ele nunca me ligou por aniversário algum. O Lula e eu, quando estamos juntos, nos damos bem. Agora, ele deve ter algum problema psicológico, tem dificuldade em fazer gestos comigo", disse Fernando Henrique.

Provocações Evidentemente que o tucano respondia a uma provocação dos repórteres. E até contemporizou ao dizer que, no particular, a relação com o petista é boa. O ataque ¿ "Ele (Lula) tem algum problema psicológico" ¿ tem de ser entendido dentro do contexto, pois. Mesmo que isso resuma-se a mero ciúme ¿ de um que não ligou para desejar feliz aniversário ou de outro que ficou um tanto sentido.

Ao longo da campanha eleitoral do ano passado, os tucanos tentaram evitar comparações entre os governos FHC e Lula. Até esconderam Fernando Henrique no programa de José Serra. Tinham medo de perder votos. Do lado petista, ocorreu justamente o contrário. Com a popularidade em alta, Lula não apenas foi saudado pelo partido como conseguiu fazer Dilma Rousseff presidente do país.

Como ex-comandantes do Brasil, entretanto, FHC e Lula estão no mesmo patamar: o de ex-presidentes. O poder de cada um é medido pelas palestras. Na entrevista ao Correio, Fernando Henrique foi questionado se já sentiu a concorrência do petista no mercado de palestras: "Imagina. Eu dou muitas palestras pelo mundo. Não tem uma semana que não receba até três convites. Todas muito bem remuneradas. Eu dou palestra em quatro línguas. Hoje, não faço mais tantas palestras porque não preciso de dinheiro. Passei a ser muito restritivo", disse o tucano.

Na noite de ontem, em Brasília, Lula afirmou que não iria comentar a entrevista de Fernando Henrique. Isso não significa, entretanto, que ficará calado por muito tempo. É só esperar.

Outra coisa Em meio à discussão sobre o sigilo eterno dos documentos oficiais, Alana Rizzo e Tiago Pariz, repórteres do Correio, mostraram esta semana que o governo federal abriu mão de rever a Lei da Anistia, prevendo punição de crimes comuns cometidos pelo regime militar ¿ leia-se sequestros e torturas. Deixando de lado aspectos técnicos, é o tipo de assunto que marcará os próximos passos do Planalto, incluindo os da Advocacia-Geral da União e da presidente Dilma, no tema de direitos humanos.