Título: Descobertas e compras
Autor: Batista, Vera ; Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 18/06/2011, Economia, p. 14

Em meio a indefinições sobre seu plano de negócios e à forte queda de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Petrobras anunciou ontem mais descobertas e aquisições de reservas de petróleo e gás. A companhia encontrou indícios de petróleo nas águas profundas da bacia Sergipe-Alagoas, onde tem parceria com a IBV Brasil, subsidiária das indianas Bharat PetroResources Limited e Videocon Industries.

A descoberta foi realizada a uma profundidade de 2.321 metros, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em outubro de 2010, a Petrobras anunciou a primeira descoberta do bloco adquirido em 2004 e que fica a 58 quilômetros da costa sergipana.

A estatal já chamou a área de nova fronteira petrolífera, pois suas características geológicas são semelhantes às da Bacia de Campos (RJ), maior produtora de petróleo do país, e a qualidade do óleo é leve como o do pré-sal da bacia de Santos.

Aprovação Por meio de sua subsidiária integral Petrobras Participaciones (PPSL), a companhia também informou que acertou a compra de metade dos direitos dos blocos Ntsina Marin e Mbeli Marin, localizados na bacia costeira do Gabão, costa oeste da África. Segundo comunicado divulgado pela estatal, a região apresenta estruturas geológicas comparáveis às áreas desenvolvidas no Brasil.

Os blocos foram adquiridos da empresa Ophir Energy, com sede no Reino Unido, que ficou com os 50% restantes. A negociação ainda depende da aprovação final do governo do Gabão. A região dos dois blocos abrange 6.683 quilômetros quadrados, em profundidade que chega a 2,4 mil metros. (SR)