Título: Migração antecipada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/06/2011, Economia, p. 16

Consumidores pressionam e instituições adotam já as novas regras do cartão, que deveriam vigorar só em 2012

As reivindicações dos usuários de cartão de crédito surtiram efeito. A bronca deles era com o fato de que as novas regras desse meio de pagamento, em vigor desde 1º de junho, só valiam para os novos clientes. A fim de manter o bom relacionamento com os fregueses, as grandes redes bancárias, com exceção do Itaú Unibanco, resolveram se antecipar na aplicação do regulamento. Em tese, as instituições teriam até junho de 2012 para se adequar às mudanças.

A gerente executiva de Cartões do Banco do Brasil, Maria Izabel de Castro, considera que as mudanças têm efeito positivo no bolso do consumidor. "As novas regras são mais simples, o que é um ponto importante para nós. Mais transparência e fácil entendimento das cobranças no cartão de crédito trazem maior confiança, e isso também nos beneficia", argumenta. Ela explica que, apesar da dificuldade de adequar a tecnologia, a instituição decidiu correr contra o tempo para não enfrentar a insatisfação da demanda. Apenas uma das alterações não entrará em vigor para clientes antigos: "As tarifas de pagamento de contas no cartão de crédito não foram modificadas, porque achamos que causaria um impacto negativo."

O Santander também adiantou os efeitos da nova regulamentação para todos os associados. O banco entende que as mudanças melhoram o serviço e trazem mais transparência ao mercado. As novas regras serão amplamente divulgadas e os clientes, orientados para que o serviço não cause transtorno e confusão. A Caixa Econômica Federal também garantiu aos usuários antigos a aplicação da nova sistemática. O consumidor pode encontrar a tabela de tarifas no site da instituição: www.caixa.gov.br. Taxas extras serão cobradas apenas em cartões "diferenciados".

O Itaú Unibanco justificou que o prazo estipulado pelo Banco Central será respeitado e o ajuste valerá para todos os cartões em circulação somente no ano que vem. A decisão de não estender imediatamente o benefício a todos os clientes foi atribuída à necessidade de divulgar as modificações com o máximo de zelo.

Fatura A Resolução n.º 3.919 do Banco Central alterou as normas do setor. O BC determinou que o número de tarifas, que chegava a 80, está limitado a cinco. As faturas terão de dar ampla visibilidade aos gastos e as instituições não mais poderão enviar cartões sem pedido do consumidor. Além disso, foi elevado de 10% para 15% o valor mínimo da fatura a ser pago mensalmente ¿ limite que aumentará para 20% em dezembro. As cinco tarifas autorizadas para cobrança no cartão são: anuidade, emissão de 2ª via, saques de recursos, pagamento de contas e pedido emergencial de aumento no limite de crédito.