Título: Consolidação da base
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 18/06/2011, Política no DF, p. 42

Na reta final do primeiro semestre das atividades parlamentares, o governador Agnelo Queiroz (PT) tenta se reaproximar dos deputados para consolidar a base de apoio na Câmara Legislativa. A meta é firmar uma bancada com, pelo menos, 16 representantes. As constantes reclamações dos aliados fizeram o petista, por meio de seus interlocutores, abrir mais espaço na agenda para atender os parlamentares. Almoços e jantares estão sendo marcados com os blocos partidários, e também individualmente, com os distritais, sob o pretexto de melhorar a relação entre os poderes. Um dos itens mais pedidos no cardápio político é a reestruturação administrativa do GDF.

Os deputados estão de olho na redefinição dos quadros da administração direta e indireta. É o momento para reapresentar os pleitos que ainda não tinham sido atendidos pelo governo. Há uma reserva de cerca de três mil cargos que ainda não foram ocupados. O estoque prudencial começou a ser utilizado. "Não podemos deixar eles (deputados) nem muitos insatisfeitos nem muitos satisfeitos. Acharemos um meio-termo", afirmou um petista. "A reaproximação não foi combinada com a reestrutação administrativa, mas ela influencia também", disse o líder de governo, Wasny de Roure (PT). "Trabalhamos com a consolidação da base, mas os outros colegas que não assumem essa posição estão passíveis de conversa e diálogo", observou Roure.

Pressionado a abrir mão de uma cadeira na Mesa Diretora, o empresário e distrital Olair Francisco (PTdoB) teve a dívida amortizada. Ganhou, há poucos dias, a confirmação que o seu chefe de gabinete, Manoel Carneiro, assumirá a administração de Águas Claras. O também empresário Cristiano Araújo (PTB) está aventando a possibilidade de estrear no Executivo. A Secretaria de Trabalho é o órgão que mais cobiça.

O próximo encontro entre os parlamentares e Agnelo será na noite de segunda-feira, na Residência Oficial de Águas Claras. Será a segunda tentativa de reunião com o bloco do PMDB/PSL/PTC/PSC/PTdoB. Nesta semana, devido a compromissos oficiais, o governador chegou atrasado ao compromisso e os distritais almoçaram sozinhos.

Até o momento, os deputados só votaram projetos de autoria do Executivo na Câmara. E ainda vem mais. Há 25 proposições do governo que tramitam na Casa e devem chegar mais cinco nesta semana. A maioria remaneja recursos previstos no orçamento para assegurar ações, programas e compromissos assumidos pelo governador, como o reajuste salarial dos professores da rede pública de ensino, o que evitou a greve da categoria.

O PL nº 317, de 2011, abre crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual (LOA) no valor de R$ 70 milhões para viabilizar a concessão do aumento de salário da categoria, uma das promessas de campanha do petista. Para atender a demanda, o governador abrirá mão de nomear concursados e criar novas carreiras este ano. Dessas rubricas, serão remanejados R$ 24 milhões para garantir o reajuste.

Outro tema essencial para o Executivo é a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que recebeu 108 emendas dos distritais, entre elas a que prevê desconto no pagamento à vista do IPVA e do IPTU de 2012, de autoria de Cláudio Abrantes (PPS). No entanto, segundo o líder de governo, os projetos de iniciativa parlamentar terão prioridade na pauta.

Denúncia Ele ficou conhecido depois de ter denunciado a ex-distrital Eurides Brito (PMDB) à CPI da Educação, em 2006. Carneiro era subsecretário da pasta e tinha sido coordenador de campanha da peemedebista.