Título: Lula quer apoio de petistas a Dilma
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 19/06/2011, Política, p. 3

No território conflagrado em que se transformou o PT paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um encontro regional do partido para pedir às correntes internas que se unam para dar à presidente Dilma Rousseff tranquilidade para governar. Lamentou também o fato de militantes do partido serem vítimas de acusações de corrupção que, segundo ele, mais tarde não são provadas. Lula falou ontem de manhã aos militantes reunidos no Encontro das Macrorregiões, em Sumaré (SP), a 115km da capital do estado.

"É importante a gente ter em conta que o jogo é duro e que a gente não baixe a cabeça. Eu sinceramente estou de saco cheio de ver meus companheiros serem acusados, a família destruída e depois ninguém prova coisa nenhuma contra eles", afirmou.

Ele citou a crise do mensalão, que teve como estopim um vídeo em que um funcionário de terceiro escalão dos Correios recebia uma propina de R$ 3 mil. Lula está convencido de que a desunião no PT ajudou a fomentar a crise. "Sei que um dos problemas nossos em 2005 era a desconfiança na nossa própria bancada. Companheiro torcendo para que o outro se ferrasse porque pertencia a outra corrente dentro do PT", afirmou, para logo depois completar: "A crise de 2005 começou com uma denúncia de uma propina de 3 mil reais e transformaram esse negócio numa CPI", afirmou.

O encontro de ontem, coincidentemente no dia do aniversário do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi transmitido ao vivo pelo site do PT local. Durante quase uma hora, Lula falou em seu tom habitualmente franco. "Precisamos estar cada vez mais unidos para construir tranquilidade para a governança da companheira Dilma. Temos uma maioria folgada e não há razão para termos problemas", afirmou, referindo-se à base aliada no Congresso. "O que temos é que dar tranquilidade à nossa companheira. A Dilma tem que deitar todo dia sabendo que a bancada do PT está afiadíssima."

Lula aproveitou seu discurso para fazer um apelo ao presidente do PT, Rui Falcão, no sentido de reunir a bancada e buscar uma pacificação das tendências e grupos para dar tranquilidade ao governo. "O PT é importante saber o seguinte: temos 88 deputados. Lá são 513. Qualquer fissura dentro da bancada do PT, não faltará partido para colocar uma cunha para a crise aumentar," disse.

Ele enfatizou também a necessidade de alianças. "Nossa relação com PMDB é muito importante. Muitas coisas saem na mídia. A gente não pode aceitar nenhuma provocação." Como o público era composto de muitos prefeitos e líderes locais, Lula falou das eleições municipais. Afirmou que o PT nunca teve condições tão favoráveis em São Paulo.

Dirceu conclama embate com a mídia O ex-ministro José Dirceu pediu ontem que os blogueiros se mobilizem em torno de um embate com a "grande mídia". Ele falou aos participantes do Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas em Brasília. O petista disse que foi o grande alvo da mídia nos últimos anos e afirmou que há uma "disputa política do direito de informar" e pela verba publicitária do governo. Dirceu afirmou ainda que os interesses dos grandes meios de comunicação estão emperrando a concretização do programa nacional de banda larga e a aprovação do projeto de lei nº 116/10, que institui novas regras para o mercado de tevê por assinatura.