Título: DF é a unidade que mais investe no país
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2011, Política, p. 6

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que inclui Distrito Federal e Tocantins, é o que apresenta o maior investimento por habitante, segundo a pesquisa Consolidação Estatística 2010, divulgada ontem. Naquele ano, a região aplicou R$ 95,48 por pessoa, enquanto a média nacional é de R$ 61,24. De acordo com o relatório, produzido anualmente, 10 dos 24 tribunais regionais apresentaram, no ano passado, volume de recursos superior à média. Na prática, as cifras traduzem a qualidade e a disponibilidade dos serviços oferecidos.

Um dos fatores para os valores verificados no DF é a relação entre a estrutura do Judiciário e a população local. A 10ª região, por exemplo, conta com 2,65 magistrados para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 1,89. A menor despesa foi constatada na 16ª Região (Maranhão), que tem 0,84 magistrado por 100 mil habitantes.

Os dados foram apresentados ontem pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, que também realizou a primeira edição do Prêmio Excelência. A proposta da iniciativa era reconhecer e valorizar os órgãos da Justiça do Trabalho que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade. "Essa é uma nova política de gestão, destinada a reconhecer a atuação dos nossos tribunais. É apenas o nosso primeiro passo", afirmou Dalazen.