Título: Aval para Dilma
Autor: Ribas, Sílvio ; Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2011, Economia, p. 14

A revisão da nota brasileira pela Moody"s causou bom humor no mercado brasileiro e levou a BM&Fbovespa a registrar alta de 0,18%, aos 61.168 pontos, com seu principal índice (Ibovespa). Só a queda da Petrobras acabou impedindo um desempenho melhor. No mês, o indicador acumula perda de 5,34% e, no ano, de 11,74%. O dólar encerrou ontem em baixa de 0,13%, cotado a R$ 1,595.

Para analistas, a elevação do rating soberano indica a expectativa da agência de risco em relação ao governo Dilma Rousseff. "É um voto de confiança que estão dando, uma indicação de que as coisas estão andando no caminho certo. Há desafios pela frente, mas acho que o governo consegue vencê-los", afirmou Marcelo Salomon, economista-chefe para o Brasil do banco de investimento Barclays Capital. Para ele, o principal papel de estabilização continuará vindo do Banco Central, com elevações nos juros, inclusive em 2012.

Tony Volpon, chefe de pesquisa para mercados emergentes nas Américas da Nomura Secutiries, considerou importante a Moody"s apostar que a questão fiscal deve continuar entre as prioridades de Dilma, afastando o país de sofrer efeitos negativos vindos de outras nações, ricas e emergentes. (SR)