Título: Paradas do lado errado
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2011, Cidades, p. 24

Mais de dois anos de demora, investimento de R$ 3 milhões e a Estrada dos Hotéis de Turismo Norte (EHTN), localizada entre a Vila Planalto e o Palácio da Alvorada, permanece inacabada. O projeto não incluiu o reposicionamento dos pontos de ônibus e, com as mudanças feitas até agora, os abrigos ficaram perdidos no canteiro central que divide a pista em dois sentidos inversos. O problema é que os coletivos só têm portas viradas para o lado direito. Não importa a direção em que precisam ir, os passageiros acabam se arriscando para chegar ao local.

A obra de duplicação foi inaugurada pelo Governo do Distrito Federal no último sábado, mas o problema constatado nas paradas ameaça os moradores da Vila Planalto que utilizam o transporte público. A universitária Rebeca Santos, 19 anos, trabalha em um posto de gasolina no local. "Pensava que a conclusão resultaria em melhorias, mas ficou pior. Ou a gente espera o ônibus debaixo do sol ou se abriga na parada e sai correndo na rua quando vê o ônibus chegando, correndo o risco de ser atropelado", explica.

A reforma na EHTN ficou um ano parada. O secretário de Obras, Luiz Carlos Pitiman, afirmou que o serviço começou a ser realizado em 2008. O trabalho só foi concluído em fevereiro deste ano, quando o GDF retomou o serviço, que estava 60% feito. "Havia meio-fio no meio da pista, os balões estavam pela metade e, em alguns pontos, o motorista entrava na contramão sem saber. A via estava totalmente largada. Havia um grande perigo de acidentes", justifica o secretário.

O chefe da pasta estima o problema seja solucionado em um mês. Segundo Pitiman, técnicos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) visitarão a pista esta semana para definir os trechos em que as paradas serão instaladas. Com o estudo, a secretaria vai fazer os recuos para os ônibus e instalar novos pontos nos lados corretos da pista.

Manifestação A inauguração da via ocorreu no último sábado. Muitos moradores da Vila Planalto fizeram uma manifestação durante a solenidade que contou com a presença de diversas autoridades. "Como entregam a pista e deixam as paradas no mesmo lugar em que ficavam antes?" questionou Leiliane Rebouças, integrante do Fórum Democrático de Moradores da região. "Todo mundo ficou despontado com esse trabalho. Além do problema dos pontos de ônibus, tiraram as faixas de pedestre e as calçadas", citou Leiliane.

"Essa obra não foi feita para o povo. Só beneficiou os hotéis de luxo e os clubes. O povo da Vila Planalto não ganhou nada. Só perdeu", reclamou o segurança Jonnatas Carlos Costa, 33 anos, que levou placas de protesto para a inauguração da via. No sábado, o GDF lançou um pacote de 46 obras para o Plano Piloto e anunciou a reforma de 35 quadras esportivas. Fazem parte da lista, promessas como a de melhorias para a Torre de TV.

Colaborou Leilane Menezes