Título: Conselhos comunitários renovados
Autor: Araújo, Saulo
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2011, Cidades, p. 27

Os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de todo o Distrito Federal elegeram seus representantes para os próximos dois anos de trabalho. Cada entidade tem como função levar as necessidades e sugestões da população para a Secretaria de Segurança Pública Pública do DF (SSP-DF). As 33 chapas reivindicam maior atenção do governo e melhores condições para atuar, já que muitas não têm sede própria. O pleito veio logo após os brasilienses viverem, em pouco mais de uma semana, dois casos de estupros no Plano Piloto e quatro pessoas mantidas reféns dentro de casa na 711 Sul. As eleições ocorreram no último fim de semana e a posse dos novos presidentes e vice-presidentes está prevista para julho, mas sem data marcada.

Outra reivindicação é que a SSP-DF responda aos pedidos registrados nas reuniões mensais dos Conselhos Comunitários. Segundo o coronel Cirlândio Martins dos Santos, subsecretário de Programas Comunitários da Secretaria, responsável por dar apoio aos conselhos, muitos presidentes se queixaram, nos últimos tempos, que os documentos produzidos nas reuniões "pareciam ter sido engavetados pelo GDF". Além disso, segundo o coronel, a falta de agilidade do governo fez com que moradores perdessem a confiança nos Conseg. "Tanto é que tivemos muita renovação nas chapas. Por falta desse apoio, alguns presidentes ficaram desacreditados", explicou Cirlândio.

O problema de falta de material e espaço para trabalhar não tem data para ser resolvido, mas, de acordo com o subsecretário, a SSP criou comissões incumbidas de encaminhar as demandas da população registradas nas reuniões dos conselhos para as áreas responsáveis no GDF, cobrar respostas e apresentá-las no encontro seguinte. "Também prevemos recursos para que tenham material de escritório e computador. Assim, motivamos os conselheiros a trabalharem e a sociedade a voltar às reuniões", garantiu.

Dificuldades O presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, José Neife de Alcântara, lembrou que os cargos de diretoria do Conseg não são remunerados. Ele pede que a SSP ouça as demandas do Conseg. "Se o secretário de Segurança apoiar os conselhos, isso vai ajudar na diminuição da criminalidade e da violência no DF. Está provado mundialmente que, sem a comunidade, não existe uma boa segurança pública", alertou.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Plano Piloto, Saulo Santiago, ainda existem pelo menos 10 entidades que estão desativadas. Dentre elas estão os conselhos especiais, corporativos e de categorias, como o dos postos de combustíveis e das escolas. "Os conselhos são muito importantes. Segundo a Constituição Brasileira, a segurança pública é um dever do estado, mas é direito e responsabilidade de todos. O conselho é a comunidade organizada para combater a violência e as drogas, através de grupos de autoajuda para dependentes químicos", disse.