Título: Cabral em fogo cruzado
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 22/06/2011, Política, p. 4

As relações de empresários com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), vão virar alvo de ações políticas de parlamentares. Ontem, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) apresentou um pedido de informações ao Departamento de Aviação Civil, solicitando um relatório detalhado de voos feitos pelo peemedebista nos últimos cinco anos. A ideia é descobrir a frequência com que ele usa aeronaves de investidores que mantêm negócios com o Estado.

De acordo com Garotinho, que é um das maiores adversários de Sérgio Cabral no Rio, os detalhes sobre as viagens do governador, incluindo passeios de fins de semana, devem mostrar a proximidade que ele mantém com grandes empreendedores do país. "Empresários interessados em negociar com o estado e fazer negócios bilionários. Pedi o número dos voos e o nome dos passageiros para provar que o governador tem amizades pessoais com essas pessoas", acusa Garotinho.

Apesar do clima de comoção em torno da tragédia envolvendo a queda do helicóptero que matou a namorada do filho do governador e outras seis pessoas em Porto Seguro (BA), na semana passada, deputados do Rio ressaltaram a importância de pedir explicações a Cabral quando os ânimos e o sofrimento em torno do acidente esfriarem. "Respeitamos esse momento de dor e de comoção. Foi uma coisa muito triste. Mas, na esfera política, não há como ignorar a necessidade de pedir explicações sobre essas relações totalmente inapropriadas do governador", diz Chico Alencar (PSol-RJ). Para o deputado, deveria haver uma proibição formal de gestores se aproximarem pessoalmente de gente interessada em negócios com o governo.

A polêmica em torno das relações de Sérgio Cabral com empresários é uma reação à divulgação, pela assessoria do próprio governo, de que o peemedebista viajou para o sul da Bahia num jatinho do empresário Eike Batista, em companhia de Fernando Cavendish, dono da Delta Construções ¿ empreiteira que faz obras no Rio. Ontem, Eike divulgou nota alegando que não tem relação pessoal com Cabral ou negócios com o governo.