Título: Melhorias provocam dúvidas
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 22/06/2011, Economia, p. 9

Especialistas em direito do consumidor não acreditam muito na eficácia das medidas adotadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS). Além de prever dificuldades na fiscalização, ninguém sabe como será o parâmetro adotado na relação entre número de médicos e de beneficiados atendidos. "Sem um padrão, não há como mensurar se o atendimento será feito dentro do prazo ou não. Isso vai dificultar bastante a fiscalização", disse a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci. Como a maioria dos agendamentos clínicos são feitos por telefone, ninguém sabe ao certo qual será o procedimento para provar o descumprimento de prazos.

Maria Inês ressalta que muitos consumidores vão ficar em desvantagem com a nova resolução. Para ela, a possibilidade de ser atendido em outra localidade da desejada é um problema, pois nem sempre o usuário vai querer se deslocar muito para se consultar. "Além disso, muitos pacientes já possuem um histórico com determinado médico. É uma relação que é construída e que nem sempre a pessoa quer abrir mão e começar do zero", analisou.

Abandono Apesar de apregoar o aumento do número de médicos nas redes de atendimento das operadoras de planos de saúde, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d"Avila, também é cético em relação à melhora no atendimento ao consumidor. "Hoje, os bons médicos estão abandonando as redes, porque consideram uma falta de respeito receber apenas R$ 30 por uma consulta (valor que os planos repassam aos profissionais)", analisou d"Avila. Para ele, uma boa solução para o setor seria a mudança do atual modelo dos planos de saúde, cancelando a cobertura de consultas, que seriam pagas pelo paciente e, posteriormente, ressarcidas pela empresa.

As novas regras só entrarão em vigor em 20 de setembro. Até lá, quem precisar do serviço vai continuar enfrentando longas filas de espera. (FM)