Título: IGP-M recua 0,21%
Autor: Batista, Vera ; Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 22/06/2011, Economia, p. 10

A segunda prévia do Índice Geral de Preços ¿ Mercado (IGP-M), indicador que corrige a maior parte dos contratos de aluguéis, promete uma boa surpresa para quem renegociará seu contrato neste mês. A parcial divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas apontou queda de 0,21% ante alta de 0,66% registrada no levantamento anterior. O resultado foi puxado especialmente pelos produtos agropecuários, que recuaram 2,47% no período.

O quadro só não foi melhor para o Banco Central porque outro medidor da carestia, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo ¿ 15 (IPCA-15), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou alta de 0,23% entre a segunda quinzena de maio e a primeira de junho. Embora tenha ficado abaixo dos 0,70% aferidos anteriormente, a taxa superou a média de 0,17% estimada pelo mercado.

Apesar de, em ambos os casos, o comportamento ser considerado temporário, alguns analistas já observam redução nas pressões de itens que, normalmente, demoram mais para reagir ao aumento dos juros promovido pelo BC. É o caso dos preços dos serviços, que, desde o fim do ano passado, registravam inflação acima da média dos outros produtos e, agora, tomam o caminho inverso. ¿Não há mais esse diferencial tão grande entre os serviços e os demais conjuntos de preços. Vemos isso como um sinal de desaceleração mais persistente da atividade¿, afirmou o economista Fábio Romão, da LCA Consultores. O grupo avançou 0,53% em junho, segundo o IPCA-15, abaixo do 0,63% de maio. ¿Foi uma redução modesta, mas indica pressões menores¿, ponderou.

Assim como o IGP-M, o IPCA-15 foi influenciado pelo impacto dos produtos agropecuários e alimentícios. Nos dois indicadores, a batata-inglesa se destacou entre as maiores quedas de preço ¿ 23,4% pelo levantamento da FGV. Os transportes também foram arrastados para baixo em função da redução de 3,43% no valor da gasolina nos postos. No IPCA-15, o grupo deixou de computar alta de 0,93% para apresentar recuo de 0,73% em junho.

Tombini confiante O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, destacou ontem que o avanço de preços estimados em títulos do Tesouro está abaixo de 5% pela primeira vez desde setembro de 2009. As NTN-Bs com vencimento em agosto de 2012 fecharam o dia com inflação implícita de 4,99%, sinal de que os compradores desses papéis projetam menos pressões nos preços no ano que vem.