Título: Linha do tempo
Autor: Sassine, Vinicius ; Lyra, Paulo de Ta
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2011, Política, p. 3

A trajetória de Marina Silva, da saída do PT às dificuldades no PV

Maio de 2008 » Diante da possibilidade de revogação do plano de combate ao desmatamento da Amazônia, Marina pede demissão do cargo de ministra do Meio Ambiente. É o momento em que se intensifica o distanciamento entre ela e o PT.

Agosto de 2009 » Por considerar que o PT não se dedica à defesa da sustentabilidade, a senadora deixa o partido. A filiação ao PV ocorre no mesmo mês, já com a expectativa do lançamento da candidatura à Presidência da República.

Maio de 2010 » O PV lança oficialmente a candidatura de Marina a presidente. Como vice na chapa é oficializado um dos principais acionistas da Natura Cosméticos, Guilherme Leal.

Outubro de 2010 » Marina é a terceira colocada na disputa presidencial, com 19,6 milhões de votos, levando ao segundo turno as eleições. Chega a receber mais votos do que os dois principais concorrentes em Brasília e em Belo Horizonte.

Janeiro de 2011 » Marina conclui o mandato de senadora e fica sem cargo eletivo. Promete "voltar à sociedade" e fazer oposição ao governo de Dilma Rousseff.

Abril de 2011 » Seis meses após a disputa presidencial, a ex-senadora se isola no PV e não consegue encaixar seu grupo no comando da legenda. Dá início ao movimento Transição Democrática, uma tentativa de destituir José Luiz Penna da presidência do partido.

Junho de 2011 » Marina e seu grupo político planejam o desembarque do PV, dando início a um movimento que pavimentaria a criação de uma nova legenda, em 2013.