Título: Bope no Engenho
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2011, Brasil, p. 6

Uma operação no Morro do Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para checar denúncias de tráfico de drogas resultou na morte de oito suspeitos, na madrugada de ontem. Após a chegada de quatro equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), houve troca de tiros e suspeitos foram baleados. A operação teve início à meia-noite e terminou por volta das 5h ¿ às 4h20, o Bope começou a levar os feridos para o Hospital Salgado Filho, mas eles não resistiram.

Segundo a polícia militar, os corpos seriam de traficantes que fugiram do Morro da Mangueira, que também fica na Zona Norte. No último domingo, a região foi ocupada pacificamente para a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade. Na ação ocorrida no Morro do Engenho, os policiais apreenderam dois fuzis, cinco pistolas, 239 munições e duas granadas, além de cocaína, crack e óxi. A operação foi marcada por um intenso confronto na madrugada. Na manhã de ontem, no entanto, não havia policiamento no entorno da comunidade.

A Polícia Militar também foi ao Morro do Juramento à procura de traficantes fugidos da Mangueira. Desde a noite de quarta-feira, policiais ocupam três pontos da comunidade, onde ficarão por tempo indeterminado. De acordo com o comandante do 41º Batalhão (Irajá), o tenente-coronel Alexandre Fontenelle, a ação visa impedir que os traficantes usem o morro para mobilizar atuações em outras comunidades. "Sabemos que dali eles se movimentam para outros pontos."

Ao ocupar o Morro da Mangueira, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a polícia tinha informações sobre os traficantes fugitivos. Os moradores foram avisados com antecedência da ocupação, que envolveu 750 policiais civis, militares, federais e fuzileiros navais e a apreensão de 32 veículos e 300 trouxinhas de maconha, além da detenção de três pessoas, por porte de drogas. "Hoje foi devolvido um território a aproximadamente 20 mil pessoas", disse Beltrame, depois da ocupação.

Durante a operação do último domingo, o Bope entrou na favela pela localidade conhecida como Buraco Quente, onde funcionava uma boca de fumo. Nenhum tiro foi disparado. As equipes contaram com o apoio de 14 blindados das polícias e dos Fuzileiros Navais, além de quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques e outros veículos. Durante a ocupação, o comércio funcionou e diversos serviços foram implementados: um caminhão fez a coleta de lixo na região, a Secretaria Municipal de Obras checou denúncias de obras irregulares e a Vigilância Sanitária fez inspeções no comércio da área. Quando inaugurada, a 18ª UPP fechará um conjunto de favelas que compreende todo o Complexo da Tijuca. Após a inauguração, 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.

Cinturão As UPPs integram um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro com o objetivo de instituir polícias comunitárias em favelas do estado, desarticulando quadrilhas. A primeira UPP foi instalada em novembro de 2008 na Favela Santa Marta. Com a instalação de uma unidade na Mangueira, no último domingo, o governo pretende montar um cinturão em torno de comunidades próximas ao Maracanã e ao Maracanãzinho, que serão palco da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.