Título: Grécia pede nova ajuda
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2011, Economia, p. 9

Após receber um sinal verde da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional em relação ao plano de austeridade fiscal para os próximos cinco anos, o primeiro-ministro grego, George Papandreou, solicitou ontem aos organismos, oficialmente, um segundo plano de ajuda financeira, segundo anúncio da UE. O programa traçado pela Grécia prevê uma economia orçamentária de 28,4 bilhões de euros além de medidas adicionais preparadas pelo governo para atingir suas metas em 2011, a pedido do FMI. Elias Mossialos, porta-voz do governo, afirmou que as novas ações não reduzirão o tamanho do pacote. "Continuamos comprometidos com a introdução de ações capazes de gerar uma economia equivalente a 6,4 bilhões de euros em 2011. Desse modo, o total de 28 bilhões não será afetado", garantiu.

Ontem, líderes do bloco europeu se reuniram em Bruxelas para pressionar a oposição grega a aprovar o pacote e realizar uma nova rodada de aumento de impostos e cortes de gastos. A efetiva adoção das medidas também é uma exigência do FMI para a liberação da parcela de 12 bilhões de euros do financiamento total de 110 bilhões de euros concedido no ano passado.

A estimativa da cúpula da UE é de que a Grécia vai precisar de um programa adicional de empréstimos que pode chegar a 115 bilhões de euros até 2014. Do total, 60 bilhões seriam levantados pelo próprio país (30 bilhões por meio de privatizações e outros 30 bilhões em financiamentos privados). Os 55 bilhões de euros restantes seriam angariados em créditos oficiais, como parte de um segundo resgate, que está em discussão entre os financiadores internacionais. Do plano antigo, aprovado no ano passado, ainda faltam 57 bilhões de euros para serem pagos.