Título: Pivô de uma crise
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2011, Política no DF, p. 19

Concorrente da Delta, a Valor Ambiental é pivô da maior crise da história do Ministério Público do DF. De investigadores, promotores passaram a investigados pela Polícia Federal no desmembramento da Operação Caixa de Pandora. Em 14 de julho do ano passado, policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão autorizados pelo Tribunal Regional Federal, onde corre em segredo de Justiça um inquérito que investiga as empresas de lixo que prestam serviços de limpeza urbana ao GDF.

As empresas são investigadas pela Procuradoria Regional da República por suposta ligação com esquema de pagamento de propinas que envolveria o Executivo e o Legislativo. Em depoimento no fim do ano passado, o ex-secretário do Governo do DF, Durval Barbosa, denunciou que o ex-procurador-geral de Justiça Leonardo Bandarra e a promotora Deborah Guerner teriam recebido propina de empresas de coleta de lixo para não impedir a prorrogação dos contratos de limpeza urbana.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu pela demissão de Bandarra e Deborah Guerner. Como desdobramento da Caixa de Pandora, eles respondem ainda a processo na Justiça Federal.