Título: Coletivo em alta
Autor: Borba, Julia
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2011, Economia no DF, p. 25

Os brasileiros tem comprado itens cada vez mais caros na internet. De acordo com uma das maiores marcas de compras coletivas no país, Peixe Urbano, a adesão aos cupons de valores mais altos, como pacotes turísticos, de R$ 1 mil a R$ 2 mil, tem sido cada vez maior. Dados da E-bit mostram que de 2009 para 2010 houve um crescimento de 11% na média dos gastos feitos a cada transação, pulando de R$ 373 para R$ 335.

A diretora do Peixe Urbano, Letícia Leite, acredita que um dos motivos seja a maior confiança dos internautas no sistema. "Esse é o resultado do crescimento do modelo, da popularidade dele. E esse efeito acaba sendo multiplicado pelas redes sociais", afirma. Mas não é só isso. A ascensão da classe C, que passou a ter acesso facilitado à internet e aos cartões de crédito, também favorece o mercado virtual.

A advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (proteste) Maria Inês Dolci, diz que as empresas e o novo público devem redobrar os cuidados com as regras impostas a cada venda. "Como nem sempre há informação adequada sobre os direitos que são garantidos nestas vendas, os dois lados precisam se prevenir e optar pelo excesso de cautela". Caso contrário, segundo a especialista, o consumo para essas pessoas se tornará um problema. (JB)