Título: Vandalismo global na rede
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 23/06/2011, Política, p. 2

Entrevista Silver Lords

Os ciberativistas do grupo LulzSecBrasil responsáveis por derrubar os sites do governo federal e da Petrobras planejam deixar a esfera virtual, promovendo manifestações nas ruas. A afirmação é do suposto administrador do LulzSecBrasil, que atende pela alcunha de SilverLords na internet. Ele não revela informações pessoais, não fala diretamente e conversa por meio de um porta-voz.

O Correio entrevistou SilverLords, que se cercou de cuidados com a segurança. A conversa ocorreu em inglês, em um chat específico de hackers, monitorada por supostos integrantes internacionais do LulzSec ¿ grupo que reivindica ataques aos sites do governo dos Estados Unidos, como a invasão à página da CIA (Agência Central de Inteligência norte-americana), na semana passada.

As perguntas não eram feitas diretamente a SilverLords, mas intermediada por um apoiador do grupo, que atendia pela sigla isoz. Confira os principais trechos da entrevista:

Vocês sabem que a Polícia Federal vai abrir um inquérito para apurar as invasões? A PF deveria abrir investigação contra instituições do governo. Não vemos problemas nenhum com isso (com o inquérito).

Por que derrubar os sites do governo federal e da Petrobras? Para chamar a atenção da mídia e do povo brasileiro.

Quantas pessoas atuaram para derrubar os sites? Não há números sobre as pessoas que fizeram o ataque porque somos uma organização descentralizada.

Como surgiu a ideia de se criar um braço brasileiro da LulzSec? Quando surgiram as notícias sobre a LulzSec, houve uma convocação na internet e nos sentimos capazes de se juntar a esse movimento.

Como é a organização do movimento? Não há uma liderança e atuamos de maneira espalhada.

Quais tipos de informação do governo foram acessados? Todos os tipos de informação reunidos nos sites do governo.

O que será feito com esses dados obtidos do governo? Vamos publicá-los em breve, para que todo mundo na internet tenha acesso.