Título: Dilma de olho no caso
Autor: Kleber, Leandro ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 25/06/2011, Política, p. 2

A presidente Dilma Rousseff recebe, desde quarta-feira, informações sobre os ataques virtuais às páginas do governo federal e as providências que estão sendo tomadas pelo Serpro, pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Na avaliação da presidente, até o momento, o Executivo consegue enfrentar bem a guerra contra os hackers.

Apesar de o governo não ter se pronunciado oficialmente sobre o caso, o Correio apurou que, na avaliação palaciana, a queda, por alguns instantes, de algumas páginas eletrônicas pela ação dos ciberpiratas não representa um perigo real. A fragilidade existiria se dados sigilosos tivessem vazado, como contratos, informações financeiras ou análises de mercado, o que ainda não ocorreu.

Até o momento, entretanto, não existe qualquer discussão no Executivo para acelerar o projeto que tramita no Congresso desde 2009 tipificando como crime a ação dos hackers ¿ a proposta foi aprovada no Senado, mas está parada na Câmara dos Deputados.

O Serpro já vinha monitorando o grupo LulzSec desde 16 de junho ¿ uma semana antes dos ataques às páginas oficiais brasileiras ¿, quando foi apontado como responsável por derrubar o site da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. Na tarde da última terça-feira, funcionários do Serpro perceberam uma movimentação estranha nas redes sociais. Havia um burburinho virtual de que a facção brasileira do LulzSec poderia atacar sites do país, ameaça confirmada na madrugada de quarta-feira.