Título: Deu no...
Autor: Kleber, Leandro ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 25/06/2011, Política, p. 2

AFP Oito portais hackeados no Peru A agência de notícias France Press destacou o fato de que o Brasil passou pelo terceiro dia de ataques a sites de instituições governamentais. O relato indica ainda que iniciativa semelhante ocorreu no Peru, na quinta-feira, e fez com que a polícia de lá pedisse ajuda ao serviço de inteligência dos Estados Unidos (FBI). Entre os portais vítimas do grupo que se intitula Piratas da Net estavam os ministérios da Saúde e da Energia e o site responsável por informações do sistema prisional do país. Os invasores conseguiram acesso a uma quantidade ainda não divulgada de dados governamentais.

THE WALL STREET JOURNAL Sem roubo de dados Jornal de viés econômico dos Estados Unidos mostrou que alguns dos principais sites do governo brasileiro sofreram ataques cibernéticos nos últimos dias, os piores deles na madrugada de ontem. A reportagem enfatiza que a capa do site do IBGE chegou a ser modificada, mas que não havia, segundo informações do governo brasileiro, qualquer evidência de roubo de dados e que o Serpro estava investigando a origem dos ataques.

CNN "Um país melhor" A rede internacional de notícias dedicou-se a detalhar a invasão do site do IBGE, descrito como o principal órgão de estatísticas oficiais do país. A reportagem indica que o instituto teve a home page modificada e que o grupo responsável ameaçava dar continuidade, durante o mês, à maior série de ataques virtuais da história do Brasil. Segundo o grupo, que se define como nacionalista, seria uma forma de fazer do Brasil um país melhor.

EL PAÍS Infraero não escapa O jornal uruguaio El País noticiou com destaque o episódio das invasões dos sites governamentais brasileiros. A reportagem cita a invasão ao IBGE, ao Ministério da Cultura e à Presidência da República e mostra que durante horas na tarde de ontem foi impossível acessar a página virtual da Infraero.

REUTERS Olho no IBGE A agência de notícias fez referência à série de ataques virtuais, com especial ênfase à mudança de home page do IBGE. A reportagem cita que a página principal da instituição responsável pelo censo foi trocada. No lugar do conteúdo convencional, foi publicada uma imagem de um olho com a bandeira do Brasil. O texto cita, ainda, que sites da Presidência e do Ministério do Esporte foram derrubados por uma sequência de milhares de acessos simultâneos provocados por hackers.

LA NACION Onda de ataques O site do jornal argentino La Nación trata o caso brasileiro como a ponta de um fenômeno que vem sendo registrado contra portais de vários países e empresas. Segundo a notícia, "não passa um dia sem que se registre um novo ataque dos grupos de hackers Anônimos e Lulzsec", que declararam guerra contra governos, bancos e grandes corporações.