Título: Combate à burocracia
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 25/06/2011, Economia, p. 14

O governo quer eliminar com informatização a antiga praga da burocracia nos portos. O programa Porto Sem Papel, lançado em 2010 e ainda operando em testes, visa criar sistema virtual que ligará os seis órgãos públicos que atuam na operação portuária, como Receita Federal e Polícia Federal, acabando com sobreposições e a troca física de formulários.

Segundo a Secretaria Especial de Portos (SEP), cada navio no cais do Porto de Santos (SP), o maior do país, gera 935 informações, equivalentes a 17 toneladas de papel gastas por ano. A expectativa é que, lá, o programa seja efetivado em agosto. O ministro da SEP, Leônidas Cristino, classifica essa e outras medidas para monitorar navios e adquirir máquinas de automação de "inteligência logística". O Porto Sem Papel deve elevar a produtividade em 25%, segundo a estimativa oficial.

Marcelo Zepka Baumgarten, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul especializado em gestão portuária, lembra que a Lei de Modernização dos Portos, editada pelo presidente Itamar Franco em 1993, precisou de regulamentações e alterações posteriores para corrigir as série de deficiências do setor. Essas mudanças acompanharam o avanço do comércio exterior nos anos 1990.

"Principal entrada de mercadorias do país, os portos estavam completamente sucateados. Sem serem reformados pela via estatal, buscaram-se investimentos privados", conta. Apesar disso, ele lembra que, nos atuais terminais privados ou concedidos, vizinhos dos públicos, o contraste da eficiência é "quase ofensivo", no que diz respeito tanto a investimentos quanto a volumes movimentados. (SR)