Título: Medo na redondeza
Autor: Paranhos, Thaís
Fonte: Correio Braziliense, 25/06/2011, Cidades, p. 25

As cadeias públicas de Alexânia e de Santo Antônio do Descoberto foram construídas bem no centro das cidades e estão cercadas por casas, escolas e comércios. Casos como os que ocorreram nas duas unidades prisionais deixam a população local insegura e certa de que os presídios deveriam ser removidos e levantados em áreas mais isoladas dos municípios goianos. Em Alexânia, os tiros começaram dentro da unidade e deixaram várias marcas no portão de ferro. Do lado de fora, houve corre-corre da vizinhança na tentativa de se proteger. Cinco homens conseguiram sair da prisão. Surpreendidos por policiais militares, começaram um tiroteio no meio da rua.

Apavorada, a professora Cristiane Alves, 40 anos, assistiu à violência no centro da cidade. "As casas estavam cheias, com as famílias reunidas para aproveitar o feriado. Havia muitos carros e crianças brincando na rua. De todas as coisas que já aconteceram na cadeia, esse foi o episódio mais perigoso. Como deixam uma prisão no meio da cidade? A prefeitura tem de tirá-la dali antes que aconteça algo com alguém de bem", afirmou.

Relatos Pelos relatos da população, a cadeia ficava em uma área isolada, mas foi cercada pelo aumento de imóveis residenciais decorrentes do crescimento da cidade. Uma mulher, que preferiu não se identificar, conta que se acostumou às confusões envolvendo agentes e detentos. "Se ouço gritaria e barulho de tiro, corro para dentro de casa e tranco o portão. Fico lá nos fundos até as coisas se acalmarem", afirmou.

Em Santo Antônio do Descoberto, a situação não é diferente da de Alexânia. Durante a fuga dos 14 detentos do presídio local, na madrugada de ontem, a apreensão tomou conta da vizinhança. Moradores se assustaram com a movimentação de policiais na área. Muitos não quiseram deixar suas casas. "Eu não sabia o que estava acontecendo. Ouvi bastante barulho, mas nada de tiros. Fui até a porta e vi da brecha muitos carros de polícia. Acho que essa cadeia deveria sair daqui", declarou um morador, que também tem medo de ser identificado. Assim como ele, uma moradora da cidade é a favor da remoção da cadeia. "Moro aqui há seis anos e tenho medo de os detentos invadirem minha casa. Mas, graças a Deus, eles nunca fizeram nada de errado comigo nem com minha família", concluiu ela.