Título: Quinze ações reivindicadas
Autor: Pariz, Tiago ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 26/06/2011, Política, p. 2

Em mais um dia de ataques cibernéticos, hackers invadiram o site da Universidade de Brasília (UnB), páginas de secretarias estaduais, câmaras municipais e órgãos de governo e da polícia. Uma fotomontagem da presidente Dilma Rousseff foi publicada no site da secretaria de administração de Mato Grosso. Até o início da noite de ontem, os hackers brasileiros reivindicavam a invasão em 15 sites.

De acordo com o reitor da UnB, José Geraldo, os invasores entraram no portal da agência de notícias da UnB e modificaram as chamadas das matérias às 23h de sexta. "Assim que detectamos as intervenções nas notícias, retiramos o site do ar para verificarmos se houve ataques em outras áreas e para nos prevenirmos", explicou.

José Geraldo conta que os hackers alteraram o sentido das notícias que estavam postadas. "Onde se dizia que a administração vai vistoriar obras de Ceilândia, por exemplo, eles colocaram que a universidade havia desistido de obra em Ceilândia porque o reitor teria sido assaltado por pivetes."

A invasão ao portal da universidade foi informada à Polícia Federal e aos demais órgãos que investigam os últimos ataques aos sites de órgãos governamentais. Para o reitor da UnB, a invasão da última noite não tem as mesmas características das outras registradas no governo, mas ele não descarta a possibilidade de o site ter sido alvo do mesmo grupo. "O pessoal está examinando e tudo é possível."