Título: Dilma Rousseff ganhará versão cinematográfica
Autor: Daehn, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 28/06/2011, Política, p. 6

Trajetória política da presidente será retratada nas telas de cinema até o fim de 2012. Marieta Severo é convidada para o papel principal

As ligações não param na Editora Faces devido à notícia de que o livro A primeira presidenta, que conta a trajetória política de Dilma Rousseff, terá uma adaptação cinematográfica. "Já ligaram até do The New York Times e do The Guardian", espanta-se Helder Caldeira, autor da obra, escrita em seis dias e com lançamento oficial apenas em 1° de agosto.

Nas telas de cinema, Dilma deve ser interpretada pela atriz Marieta Severo. "Na sexta-feira fiz o convite, uma vez que só pensei nela (para o papel)", conta o produtor Antônio de Assis, que destaca outra figura central na história: o ex-marido de Dilma, Carlos Franklin de Araújo, até hoje o "melhor amigo dela". "O eixo principal do longa não será o da reprodução de notícias ou algo associado ao governo. O filme não levantará bandeiras. Será a biografia de uma mulher com seus conflitos", antecipa o produtor.

O autor do livro confirma a manutenção da essência de sua obra literária na adaptação ao cinema. "Fechei contrato depois de garantida a supervisão do roteiro para as telas e após ouvir boas referências do produtor. Não escrevi a biografia da Dilma, mas a trajetória política da mulher que surgiu como figura política e pública nos anos 1980. Meu livro traça um paralelo com a história do Brasil pós-democratização", ressalta Helder Caldeira. "Vamos nos concentrar na imagem da presidenta, pela ascensão do poder feminino, seguindo a onda mundial da "mulher-alfa"", acrescenta.

Helder Caldeira, 32 anos ¿ seis dos quais dedicados a análises políticas em 40 publicações nacionais ¿, delineia uma fita "sem apologia à imagem de Dilma, com tom crítico e sem endeusamentos". Caldeira frisa que, a fim de manter a independência do filme, a ideia é contar com "100% de investimentos de recursos privados". O perfil "diferenciado de governo", sem caráter "midiático ou ufanista", está entre os tópicos a serem representados.

A direção do longa ficará a cargo de Leandro Neri. Ele terá a missão de concluir as filmagens para que a obra siga o seguinte cronograma: pré-produção em outubro, produção efetiva em fevereiro do próximo ano e lançamento em dezembro de 2012.

"Concorrente" Ainda sem título definido, o longa sobre a presidente Dilma Rousseff, curiosamente, entrará em produção em período próximo ao de um filme dirigido por Sandra Werneck centrado na figura de Marina Silva ¿ concorrente da petista na corrida presidencial de 2010.

LULA CHEFIA MISSÃO BRASILEIRA NA ÁFRICA O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representará oficialmente o Brasil durante a 17ª Assembleia Geral da União Africana, entidade que reúne 53 países daquele continente. O evento ocorre de hoje a sexta-feira, na Guiné Equatorial, e Lula será o chefe da missão especial enviada pelo governo brasileiro. A nomeação de Lula pela presidente Dilma Rousseff foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.

O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Cordeiro Pinto; a embaixadora do Brasil na Guiné Equatorial, Eliana Puglia; e a embaixad