Título: Myrian Rios em polêmica
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 28/06/2011, Brasil, p. 8

Declarações da deputada estadual Myrian Rios (PDT-RJ) sobre a PEC 23/2007 ¿ que inclui, na Constituição do Rio de Janeiro, a orientação sexual como direito fundamental ¿ indignaram internautas ontem. Caiu na rede um vídeo em que a ex-atriz se manifesta contra a proposta no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 21 de junho. Ao se posicionar, ela afirma não discriminar pessoas pela orientação sexual, mas defende o direito de escolher funcionários que não sejam gays. "Não sou preconceituosa e não discrimino. Só que eu tenho que ter o direito de não querer um homossexual como meu empregado, eventualmente", afirmou.

Myrian Rios chegou a relacionar a homossexualidade à prática da pedofilia. "No momento em que eu descobrir que o motorista é homossexual e poderia, de uma maneira ou de outra, tentar bolinar o meu filho, eu não sei. De repente, poderia partir para uma pedofilia com os meninos. Eu não vou poder demiti-lo. A PEC não permite porque eu vou estar causando um prejuízo a esse rapaz homossexual", afirmou.

Durante todo o dia, o assunto esteve entre os mais comentados entre os usuários do Twitter no Brasil. Depois da repercussão negativa, Myrian Rios divulgou uma nota em que pede desculpas pelo discurso na Alerj, afirma não ter tido a intenção de comparar homossexualidade com pedofilia e diz ter familiares e amigos homossexuais, respeitando-os como "seres humanos e filhos de Deus".