Título: BID vai emprestar US$ 100 mi
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 28/06/2011, Economia, p. 10

De olho na parcela da população que emerge dos estratos mais pobres da população, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou ontem que pretende dobrar os investimentos em empresas da América Latina e do Caribe que ofereçam serviços e produtos para melhorar a vida das classes C, D e E. O plano é atingir US$ 100 milhões até 2012 por meio de financiamentos e cooperação técnica. Segundo o consultor de programas para a minoria do BID, Guilherme Piereck, a ideia partiu de uma série de pesquisas que apontam o trabalhador pobre como um grande empreendedor.

Um desses estudos atestou que 70% de tudo que é vendido em lojas de materiais de construção vai parar em obras de pessoas mais pobres. "As classes menos favorecidas estão em franca expansão", ressaltou Piereck. Na nova linha, o BID elegeu como público alvo quem se encontra na base da pirâmide, com renda abaixo de US$ 3 mil por ano e vive em relativa pobreza. Na América Latina, o mercado para esse segmento é estimado em US$ 509 bilhões anuais e inclui 360 milhões de pessoas, que representam 70% da população na região.

A maioria das pessoas na base da pirâmide têm acesso limitado a serviços básicos de saúde, eletricidade, saneamento básico e financeiros e vive em moradias informais. Piereck avisa que o BID não vai competir com os bancos que oferecem financiamentos similares. Para empreendedores que desejam montar um negócio, o BID exige contrapartida de 25% do capital necessário. Para quem pretende ampliá-lo, a parcela deve ser de 40%. Uma das maiores críticas feitas contra a linha é a dificuldade de conseguir financiamento em função da burocracia.

O Programa Oportunidades para a Maioria já ficou um ano funcionando como projeto piloto no Brasil e apenas uma companhia conseguiu ser beneficiada. O banco aprovou um empréstimo de US$ 10 milhões para a empresa Tenda Atacado, que atua no setor de serviços alimentícios em São Paulo. O BID também anunciou ontem que vai se associar ao Itaú Unibanco e ao Endeavor Brasil para oferecer capacitação a pequenas e médias empresas brasileiras que estejam interessadas em desenvolver produtos de alta qualidade para a população mais carente do país. (UC)